Testamos receitas rápidas e deliciosas para você servir como entrada ou acompanhamento. A caponata combina com massas e carnes; o chutney de manga vai bem com aves e carne de porco. Super versáteis, a conserva de rabanete e o sunomono podem ser servidos antes de um peixe grelhado, por exemplo. Testa tudo e vem contar pra gente!

 

CAPONATA DE BERINJELA 

A caponata é um tradicional antepasto italiano. Há inúmeras receitas disponíveis, mas nossa versão preferida é essa, com os legumes cortados em cubos grandes e finalizados no forno – um azeite extravirgem de boa qualidade faz toda diferença! Sirva com pão italiano e um bom vinho tinto. A caponata ainda acompanha carnes grelhadas e também pode ser aproveitada como um molho rústico para massas. Confira a receita:

 

CAPONATA DE BERINJELA E PIMENTÕES
(8 a 10 porções)

2 cebolas cortadas em cubos
2 berinjelas grandes cortadas em cubos
2 pimentões vermelhos cortados em cubos (sem as sementes e a parte branca)
2 pimentões amarelos cortados em cubos (sem as sementes e a parte branca)
1 pimenta dedo-de-moça grande, cortada em fatias (retire as sementes)
1 xícara de vinagre de maçã ou de vinho branco
½ xícara de uva passa preta ou branca (ou a gosto)
½ xícara de nozes picadas
1 xícara de azeite
Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto

1. Em uma frigideira grande, refogue a cebola em 1/3 do azeite até começar a dourar. Junte a berinjela, os pimentões e a pimenta e refogue por mais 10 a 15 minutos, até os legumes murcharem. Junte o azeite restante, o vinagre, a uva passa e as nozes. Misture bem. Tempere com sal, pimenta e orégano.
2. Transfira para uma assadeira. Se desejar, regue com um pouco mais de azeite e leve para assar em forno moderado (180°C) por 30 minutos. Sirva em temperatura ambiente.

 

CHUTNEY DE MANGA

Esse chutney é bem picante e acompanha bem uma carne de porco, cordeiro ou aves em geral. É perfeito para dar um toque especial ao frango assado ou grelhado do dia a dia. Também é uma delícia como patê, servido com queijos e pãezinhos. O segredo do sabor está na mistura de especiarias… Só não vai deixar de fazer se faltar alguma, ok? Vamos lá:

 

CHUTNEY DE MANGA
(6 a 8 porções)

1/2 xícara de vinagre de arroz ou de maçã
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado
2 colheres (sopa) de mostarda em grãos
1/2 colher (chá) de cominho em grãos
1 colher (sopa) de coentro em grãos
8 cardamomos inteiros
3 anis-estrelados
1 pau de canela
2 cebolas roxas cortadas em cubos
1 pimenta dedo-de-moça cortada em fatias (sem as sementes)
3 mangas cortadas em cubos
1 colher (chá) de sal ou a gosto

1. Em uma panela, misture o vinagre, o açúcar, as especiarias e a cebola roxa. Leve ao fogo baixo por 5 minutos. Junte a pimenta e deixe ferver por mais 1 minuto.

2. Adicione a manga. Tempere com sal e deixe por mais 30 a 35 minutos em fogo baixo, com a panela semitampada. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

3. Retire os cardamomos, o anis-estrelado e o pau de canela. Sirva o chutney em temperatura ambiente. Pode ser guardado em geladeira por até quinze dias, em um vidro bem tampado.

 

SUNOMONO

Que tal aprender a fazer um delicioso sunomono — uma típica conserva agridoce japonesa, à base de pepino? Além de ser uma ótima sugestão de entrada, pode acompanhar carnes e ainda servir como recheio para incrementar sanduíches. A receita é simples, mas o segredo está no corte finíssimo do pepino. Para isso você precisará de um bom cortador/fatiador de legumes, um acessório conhecido como mandolin. Um investimento que vale a pena para garantir cortes perfeitos de frutas e legumes!
Confira a receita:

SUNOMONO

(4 porções)

2 pepinos japoneses fatiados, com casca, cortados bem finos no mandolin

1 colher (chá) de sal

1 xícara de vinagre de arroz

1 xícara de mirin (saquê culinário)

2 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de gergelim preto (ou a gosto)

1. Em uma tigela, salpique o sal sobre as rodelas de pepino, misture e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Escorra em água corrente, passe por uma peneira para retirar o excesso de água e reserve.

2. Em uma panela, misture o vinagre com o mirin e o açúcar. Aqueça até ferver e dissolver o açúcar.

3. Despeje o líquido ainda quente sobre os pepinos e aguarde de 30 a 40 minutos até o pepino ficar maleável. Leve à geladeira. Sirva frio e polvilhe as sementes de gergelim somente na hora de consumir. Mantenha refrigerado por até 3 dias, em vidro bem fechado.

 

CONSERVA DE RABANETE

Legumes em conserva são típicos da cozinha japonesa, e além do tradicional sunomono de pepino — que publicamos em nosso último post — você pode usar outros ingredientes, como o rabanete, para fazer uma conserva caseira rápida e refrescante. A dica é fatiar o legume bem fininho, com a ajuda do mandolin, esse utensílio que amamos, xodó da nossa cozinha, e que queríamos mostrar pra vocês! Há várias marcas no mercado, dos mais simples aos mais robustos. O nosso, por exemplo, permite regular a espessura do corte. Perfeito para trabalhar com frutas e legumes.
Confira a receita:

CONSERVA DE RABANETE
(4 porções)

1 maço de rabanetes (aproximadamente 400 g)
1 colher (sopa) de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de vinagre de maçã ou de arroz

1. Lave os rabanetes, retire os caules e fatie-os bem finos no mandolin. Coloque em uma vasilha e misture o sal, o açúcar e o vinagre.
2. Tampe e deixe repousar na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de consumir. Vai soltar bastante líquido. Pode ser consumido em até 3 dias, refrigerado em pote de vidro bem vedado.
* Esse tipo de conserva rápida japonesa é conhecida como asazuke.