Ingrediente mais brasileiro não tem… e com tantas variedades no mercado, que tal caprichar no feijão de todo dia? Você pode testar o feijão vermelho com linguiça e bacon — pra quem gosta de um leve sabor defumado na receita. Tem também uma massa longa com feijão branco e camarão; e uma sopa de feijão diferente, servida com pesto. Bom apetite!

 

3 receitas com feijão

 

Feijão vermelho com linguiça portuguesa e bacon
(4 porções)

2 xícaras de feijão vermelho (ou carioca) deixadas de molho na geladeira de um dia para o outro
1 folha de louro
1/2 xícara de bacon cortados em cubinhos
1 linguiça portuguesa cortada em rodelas
2 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho picados
Sal a gosto

1. Escorra o feijão e despreze a água do molho. Em uma panela alta, tipo caldeirão, coloque o feijão e o louro, cubra com água e leve ao fogo alto, até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe a panela semitampada. Cozinhe por 30 minutos ou até o feijão começar a ficar macio. Se necessário, acrescente mais água.
2. Em uma frigideira antiaderente, coloque o bacon e leve ao fogo baixo. Refogue até começar a soltar gordura. Junte a linguiça e refogue por alguns minutos. Com cuidado para não espirrar, jogue na panela do feijão (se achar que tem muita gordura, retire um pouco). Na mesma frigideira, coloque o azeite e refogue o alho até murchar, sem dourar.
3. Junte à panela do feijão. Tempere com sal e verifique se o feijão está macio. Se o caldo estiver ralo, pegue uma concha de grãos (sem caldo), amasse em um pratinho e volte à panela. Verifique o tempero.

 

Talharim com feijão branco e camarão
(4 porções)

3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
500 g de camarão médio, limpo
1/2 xícara de feijão branco cozido
1 lata de tomate pelado picado ou 2 xícara de molho de tomate
1 pimenta dedo-de-moça picada
250 g de massa longa tipo talharim
1 ramo pequeno de alecrim picado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho até murchar, sem dourar. Junte os camarões e aumente o fogo. Cozinhe por 5 minutos. Retire-os da panela (isso ajuda a deixar o camarão no ponto certo, sem ficar borrachudo) e reserve. Adicione o tomate pelado e o feijão branco e cozinhe por 10 minutos. Tempere.
2. Cozinhe a massa em um caldeirão com água fervente temperada com sal até ficar al dente. Enquanto a massa cozinha, aqueça o molho e junte os camarões. Escorra a massa e misture o molho. Salpique o alecrim e sirva em seguida.

 

Sopa de feijão com legumes e pesto
(4 porções)

2 abobrinhas pequenas, cortadas em meia lua
2 batatas cortadas em cubinhos
1 cenoura média cortada em cubinhos
200 g de feijão rosinha (rajado, carioca ou outro de sua preferência) cozido
150 g de massa própria para sopa (ave maria, padre nosso)
4 colheres (sopa) de molho pesto
Azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1. Em uma panela com 1 litro de água, adicione os legumes com um fio de azeite e cozinhe por 15 minutos. Junte o feijão e a massa e continue cozinhando até ferver e a massa ficar cozida. Tempere. Se ficar muito grosso, acrescente um pouco de água. Sirva a sopa com colheradas do molho pesto.

 

molho pesto

Pesto

(1 xícara)

1 maço de manjericão italiano de preferência (aquele com folhas  grandes e lisas)

1 dente de alho ou a gosto

1/ 3 de xícara de nozes

50 g de queijo parmesão ralado

150 ml de azeite ou quanto baste

Sal a gosto

Lave bem as folhas de manjericão, retire os cabos mais duros e seque as folhas em uma centrífuga própria para secar saladas ou com a ajuda de um pano de prato limpo.  Coloque as folhas de manjericão no processador, junte o alho e uma pitada de sal grosso. Bata rapidamente. Acrescente as nozes, um pouco do queijo e do azeite. Bata novamente e vá acrescentado o azeite restante até obter uma pasta grossa e granulada. Verifique o sal. Se necessário acrescente mais azeite. Coloque em um vidro, cubra com azeite e tampe.

Dica: se não for usar logo, coloque na geladeira. Toda vez que retirar uma colherada, alise a superfície e cubra com mais azeite para não embolorar. Dura até 1 semana.