Uma opção excelente para todos os dias do ano. Eles são fáceis de fazer e o segredo é usar um pão especial, feito em casa ou comprado, mas que seja com miolo macio e casquinha crocante. O primeiro passo é torrar ligeiramente as fatias de pão, pinceladas de azeite ou manteiga. Depois basta usar a imaginação e cobrir essas deliciosas fatias com ingredientes que você tiver à mão e abusar da criatividade para conhecer novos sabores e combinações. Seguem nossas 3 sugestões:

Fotos: Antonio Rodrigues
Produção de Cena: Beth Freidenson

Abobrinha com queijo cottage e tomilho
(1 porção)

2 fatias de pão
1 abobrinha pequena fatiada fina, no sentido do comprimento
2 colheres (sopa) de queijo cottage temperado com sal, pimenta e azeite
Tomilho fresco a gosto
Azeite para pincelar

Aqueça uma frigideira antiaderente e pincele as fatias de pão com azeite. Leve ao fogo e deixe dourar o pão ligeiramente. Reserve. Na mesma frigideira, untada com mais azeite, grelhe rapidamente as tiras de abobrinha. Retire do fogo e tempere. Espalhe o queijo cottage nas fatias e arrume as abobrinhas por cima. Tempere com ias azeite e com o tomilho. Sirva em seguida.

Tomate assado com mussarela de búfala e manjericão
(1 porção)

2 fatias de pão
1/2 xícara de tomatinhos assados (ver receita no site)
1 bola média de mussarela de búfala fatiada
Manjericão fresco a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Azeite para regar

Aqueça uma frigideira antiaderente e pincele as fatias de pão com azeite. Leve ao fogo e deixe dourar o pão ligeiramente. Reserve. Cubra as fatias com as fatias de mussarela, tempere e coloque os tomatinhos por cima. Regue com azeite e decore com manjericão. Sirva em seguida.

Abacate com presunto cru
(1 porção)

2 fatias de pão
1 pedaço de abacate ou 1/2 avocado amassado com um grafo e temperado com suco de limão, sal e pimenta
4 fatias finas de presunto cru
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Azeite para pincelar

Aqueça uma frigideira antiaderente e pincele as fatias de pão com azeite. Leve ao fogo e deixe dourar o pão ligeiramente. Distribua a pastinha de abacate nas fatias e por cima, coloque 2 fatias de presunto em cada pão. Tempere e sirva.