Que tal surpreender os convidados com um canapé sofisticado e super fácil de fazer? Essa massa congelada é muito delicada, fica pronta em poucos minutos e o resultado é uma cestinha folhada bem crocante, ideal para servir em happy hour ou como entrada de um jantar ou festa. Enquanto ela assa você prepara o recheio!

 

CESTINHA DE MASSA FILLO COM CREME DE RICOTA E FIGO

6 porções

1 pacote de massa fillo congelada

80 g de manteiga derretida

1 embalagem de creme de ricota

1/2 xícara de figos secos cortados em pedaços

Folhas de tomilho para decorar

 

Cestinha de ricota com figo

Descongele a massa conforme as instruções da embalagem. Preaqueça o forno a 190°C (moderado). Pincele com manteiga 12 forminhas próprias para muffins e reserve. Abra a massa em uma superfície e cubra com filme plástico e com uma toalha úmida para não ressecar.

Corte pedaços regulares, mais ou menos 10 x 10 cm. Pegue um pedaço da massa, pincele com a manteiga e coloque em um buraco da forminha. Por cima, coloque mais 2 pedaços de massa, deixando as pontas desencontradas, e empurre a massa para a lateral com as pontas dos dedos para formar uma cestinha. Repita a operação com a massa restante, sempre pincelando cada pedaço com manteiga.

Leve as forminhas ao forno preaquecido, e asse por 15 minutos ou até dourarem por igual. Cuidado para não queimar, pois a massa é delicada. Enquanto esfriam, tempere o creme de ricota com sal, um fio de azeite e pimenta-do-reino. Recheie cada cestinha com colheradas do creme e coloque pedaços de figo seco. Decore o canapé com galhos de tomilho e sirva.

 

Dicas: você pode preparar as cestinhas com 2 dias de antecedência e depois guardá-las (depois de frias) em uma lata bem fechada. Na hora de servir os canapés, é só rechear. Além dessa sugestão de recheio, você pode criar o seu: patês, legumes assados, pastas como sardela são algumas opções.