Sabe aquela receita que não permite se distrair? O segredo dos ovos mexidos perfeitos está no tempo. Não dá pra servir o ovo cru, mas se cozinhar demais, já era. Bastam poucos minutinhos pra obter ovos cremosos e soltinhos como devem ser. A seguir, confira a receita e as dicas matadoras para você arrasar e preparar aquele café da manhã de hotel cinco estrelas:

 

OVOS MEXIDOS
(1 porção)

2 ovos grandes (quanto mais frescos melhor)
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 talo de cebolinha picada

Abra os ovos um a um, numa vasilha, para verificar se estão bons. Misture-os levemente numa tigela, junto com o leite.
Em uma frigideira antiaderente ou panela de fundo grosso, coloque a manteiga. Assim que começar a derreter, junte os ovos e mexa, sem parar, com uma espátula ou colher de pau. Mantenha o movimento, puxando sempre dos cantos para o centro da panela. Assim que começar a engrossar (cerca de 2 a 3 minutos) desligue imediatamente, pois é normal que os ovos cozinhem um pouco mais e fiquem mais firmes, mesmo já fora do fogo.
Tempere com sal, pimenta e finalize com a cebolinha picada. Sirva na hora.

DICAS DE PREPARO:

1. O leite sempre melhora a textura da receita. Os ovos mexidos ficam mais cremosos. E se tiver creme de leite fresco já aberto na geladeira, use no lugar do leite.

2. Quando a frigideira está muito quente, os ovos secam rapidamente e passam do ponto. A dica é manter o fogo médio e tirar a panela da chama algumas vezes durante o preparo. Mexa fora, depois volte ao fogo, retire e volte, até finalizar. Assim você controla melhor o cozimento e garante a consistência desejada.

3. Se quiser a receita ainda mais cremosa, assim que retirar da frigideira, acrescente uma colher de requeijão, creme de ricota ou qualquer outro queijo cremoso, como o de cabra.

4. Na foto, servimos os ovos mexidos com pão de nozes e salmão defumado, servido à parte. Você pode optar por bacon ou presunto cru. Se quiser algo mais leve, faça um refogado rápido de cogumelos (paris, shimeji) com alho-poró ou cebolinha para acompanhar. Fica uma delícia!