Em um sobrado charmoso de Pinheiros (na Rua Simão Álvares, 985), o Epi Gastronomia vem chamado atenção pelo bom gosto e pela diversidade de funções: é um misto de restaurante, empório, café, casa de eventos e espaço para aulas de culinária. Você pode chegar para o café da manhã e se deliciar com pão de queijo assado na hora ou pedir uma omelete e pão feito na casa, grelhado na chapa. Aos finais de semana, servem também um brunch caprichado – e, entre os itens, está o cobiçado iogurte da Fazenda Atalaia (R$ 95).

Na hora do almoço, além do menu executivo (R$ 39) com entrada, duas opções prato principal e sobremesa, ainda têm saladas, quiches, sanduíches e outras sugestões do cardápio criado pela chef consultora Tanea Romão, do Kitanda Brasil.

A decoração da casa é aconchegante, com um toque moderno de décor industrial. Sem formalidades, para apenas tomar um café caprichado, experimentar sucos especiais e suchás (suco e chás em um a única bebida), comer um pedaço de bolo ou pedir tapas para compartilhar.

Ao cair da noite, o ambiente versátil se transforma em um wine bar, com serviço de tábuas de frios e queijos, mais artesanais, garimpados com cuidado pelos proprietários. Esse é um dos pontos fortes do Epi: toda a charutaria, acompanhada por uma cesta de pão da casa, vem fatiada em uma máquina elegante pra lá de especial, datada de 1922. Trata-se da italiana Berkel, marca conhecida pela sua excelência em fatiar frios e embutidos desde 1898.

Do wine bar, a opção de drinques e vinhos é grande e a maioria dos rótulos está disponível no empório do Epi, logo à direta, na entrada. E como o espaço é grande ainda tem mais ambientes para conhecer: nos fundos fica o espaço dedicado aos eventos fechados com uma cozinha própria, aberta ao salão e no andar de cima é o local onde são ministrados cursos de culinária.

Para mais detalhes, epigastronomia.com.br

Texto: Fabiana Badra Eid

Fotos: Marco Pinto