Medo de colocar a mão na massa? Testamos três receitas deliciosas para incentivar você a produzir pães artesanais em casa — e fazer bonito no café da manhã ou no lanche da tarde. Vamos lá?

Manteiga, patês ou geleia: esse pão caseiro vai bem com tudo

Pão Caseiro

(Rende 2 pães)

5 xícaras de farinha de trigo

100 g de manteiga

1 colher (chá) de sal

15 g de fermento biológico fresco (1 tablete) ou 1/ 2 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo

2 xícaras de leite morno

  • Em uma tigela, misture a farinha, a manteiga, o sal e o fermento. Junte o leite aos poucos e amasse bem até a massa ficar homogênea. Trabalhe a massa sobre uma superfície lisa até que fique elástica. Coloque em um vasilha e cubra com um pano (ou filme plástico) e deixe descansar por 30 minutos, fora da corrente de ar.
  • Abaixe a massa e divida-a em duas partes. Abra cada parte em formato de um retângulo. Dobre cada um em três partes, apertando, e termine dobrando as pontas para baixo. Coloque as massas em duas fôrmas médias de bolo inglês untadas. Deixe crescer por mais 30 minutos. Leve ao forno quente (200°C), preaquecido, por 45 minutos ou até dourar.

Pãozinho de minuto: receita das nossas avós

Pão de Minuto

(cerca de 15 unidades)

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de al

1 colher (sopa) de fermento químico

2 colheres (sopa) de manteiga

1 ovo

1 xícara de leite

1 gema ligeiramente batida para pincelar

  • Aqueça o forno a 180°C (moderado). Em uma tigela, misture os ingredientes secos e abra um buraco no meio. Junte a manteiga, o ovo e o leite e misture com um garfo. Depois, misture com as mãos até formar uma massa bem lisa. Forme uma bola de massa e retire pedaços do mesmo tamanho, formando cerca de 15 bolinhas. Coloque os pãezinhos em uma assadeira untada e polvilhada, deixando um espaço entre eles. Pincele com a gema e leve ao forno por 20 a 30 minutos ou até dourar.

Focaccia: um clássico italiano

Focaccia de alecrim

(4 porções)

15 g de fermento biológico fresco (1 tablete)

1 colher (sopa) de açúcar

100 ml de água morna

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) rasa de sal

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

Folhas de 2 ramos de alecrim (ou a gosto)

1 colher (sopa) de sal grosso (ou a gosto)

Azeite para untar e pincelar a massa

  • Numa tigela, misture o fermento com o açúcar, dissolvendo com a ajuda de um garfo. Acrescente a água morna, misture bem. Junte aos poucos a farinha, o sal e o azeite, até obter uma massa homogênea.
  • Transfira para uma bancada e sove a massa por 5-10 minutos, até ficar bem lisa e elástica. Faça uma bola, coloque em uma vasilha, cubra com filme plástico e deixe descansar em local seco, longe de corrente de ar, por 40 minutos.
  • Unte uma assadeira com azeite. Divida a massa em 4 partes. Com as pontas dos dedos, abra 4  discos. Deixe ficar com cerca de 1 cm de altura. Pressione com os dedos para formar pequenos furos, pincele um pouco de azeite e cubra cada disco com sal grosso e alecrim. Deixe crescer por mais 20 minutos e leve para assar em forno preaquecido (200° C) por cerca de 30 minutos, até que o interior do pão esteja cozido. Se preferir um pão inteiro, abra toda a massa em uma assadeira untada.