Não temos como esconder nossa paixão por pães! Adoramos colocar a mão na massa e sempre testamos novas receitas.  O pão integral de iogurte não leva fermento e você irá se surpreender com sua textura super macia. O pão sírio (pitta bread) caseiro tem mais uma vantagem: depois do repouso da massa, leva só 10 minutinhos para assar.

Foto: António Rodrigues

 

Pão integral com iogurte

(rende 2 pães pequenos)

 

2 1/2 xícaras de farinha de trigo integral (300 g)

1 1/2 xícara de farinha de trigo (180 g)

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

2 potes de iogurte natural (170 ml cada)

 

 

  1. Preaqueça o forno a 230°C (bem quente). Misture as farinhas em uma tigela grande, junte o bicarbonato e o sal. Faça um furo no meio, acrescente o iogurte e misture delicadamente.
  2. Transfira a massa para uma superfície ligeiramente polvilhada e amasse até obter uma bola de massa bem lisa. Divida ao meio e forme duas porções, achatando-as ligeiramente para não deixar a massa pesada.
  3. Com uma faca bem afiada, faça um corte superficial em forma de cruz em cada uma delas. Coloque os dois pães em uma assadeira grande e leve ao forno por 15 minutos. Abaixe o forno para 200°(quente) e asse por mais 10 minutos ou até a parte inferior começar a dourar. Dica: este pão é bem fácil e não leva fermento nenhum. O ideal é que seja consumido em no máximo 2 dias para manter a textura macia.

 

 

Foto: António Rodrigues

 

Pão sírio (pitta bread)

(rende 8 unidades)

 

3 xícaras de farinha de trigo (360 g)

1 1/2 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de açúcar

1 colher (chá) de fermento biológico seco

1 colher (sopa) de azeite extra virgem

1 xícara de água morna aproximadamente (240 ml)

 

  1. Em uma tigela, peneire a farinha com o sal e misture o açúcar e o fermento. Abra um buraco no meio e junte o azeite e a água. Misture até formar uma massa e soltar das mãos.
  2. Coloque em uma superfície polvilhada e sove por 10 minutos ou até que a massa fique lisa e elástica. Faça uma bola, pincele uma tigela com azeite e coloque a massa. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de volume.
  3. Vire a massa sobre uma superfície polvilhada e divida-a em oito partes iguais, formando bolinhas. Coloque em uma assadeira e deixe repousar por 10 minutos. Com as mãos enfarinhadas, pegue uma bola de massa de cada vez e achate sobre uma superfície, formando um desenho oval de aproximadamente 15 cm de comprimento e 5 mm de espessura.
  4. Coloque sobre um pano de prato úmido e polvilhe um pouco de farinha. Repita a operação com a massa restante (pode deixar os discos empilhados e cobertos. Deixe crescer por 30 minutos. Aqueça o forno a 230°C (quente) e coloque duas assadeiras vazias no forno para aquecê-la. Coloque os pães achatados nas assadeiras quentes, deixando um espaço entre eles e leve para assar por 10 minutos até que inchem e dourem ligeiramente. Retire do forno e deixe esfriar cobertos com o pano de prato úmido para deixá-los macios.